Secretaria de
Estado de Educação do df – DREC - centro de ensino médio 03-eja
Planejamento de
Ensino 2013
1.
Identificação
Disciplina: Matemática 3 - 3º Segmento – Período: noturno - Professor: Mauro
2.
Ementa
Tem
como escopo dar continuidade no desenvolvimento algébrico, analítico, raciocínio
lógico e geométrico educando, para uma interpretação crítica da importância
desta ciência como prática no quotidiano, assim como fundamento de outras
ciências afins e do próprio ensino médio.
3.
Objetivo Geral
Identificar,
associar e desenvolver habilidades para solução de problemas em Análise
Combinatória, Álgebra e Geometria Analítica, Números Complexos, Polinômios a
partir de conceitos, princípios, cálculos e análise dos temas propostos.
4.
Objetivos Específicos
Resolver problemas práticos envolvendo agrupamentos simples dentro de
Análise Combinatória;
Utilizar em situações práticas resolvendo problemas com cálculos
aplicando conceitos de geometria analítica.
Resolver problemas aplicando conhecimentos sobre números complexos.
Desenvolver estudo de polinômios e equações algébricas.
5.
Conteúdo Programático
Análise
Combinatória – Fatorial, Arranjo
Simples, Permutação Simples, Permutação c/ elementos repetidos Anagramas e
Combinação Simples, princípio fundamental da contagem, probabilidade.
Geometria
Analítica –
Plano Cartesiano, Distância entre dois pontos, Equação da Reta, Equação
Reduzida e Equação Paramétrica.
Números
Complexos –
Unidade imaginária, Forma algébrica, Operações na forma algébrica, Igualdade,
Conjugado, Potências de i, soma, subtração, multiplicação e divisão de
complexos.
Polinômios e Equações Algébricas – Definição de função polinomial, Valor numérico,
Divisão de polinômios, Teorema Fundamental da Álgebra, Teorema da Decomposição,
Regra de Briot-Ruffini.
6.
Avaliação
Duas Provas sem consulta no valor de 5 pontos cada. Total das
provas 10 pontos.
Aos Estudos Dirigidos, Feira
de Cultural, Avaliações Pedagógicas, Conceito e projeto serão atribuídos 10
pontos – totalizando 20 pontos. Para a aprovação faz-se necessário obter o
mínimo de 10 pontos, isto é, 50% do total de 20 pontos.
Projeto - Desenvolvimento de uma pesquisa sobre Probailidade
consistindo em um trabalho em que deverão constar: introdução, índice; definição de probabilidade: Experimento Aleatório,
Espaço Amostral, Probabilidade de ocorrer a união de eventos, Eventos
Independentes, Probabilidade Condicional. Apresentar uma conclusão demonstrando
onde encontramos aplicação da probabilidade e qual a sua importância, não serve
cópia de idéia de outra pessoa. Apresente sua conclusão. Para isso é preciso
ler e pesquisar. Os desenhos, caso vá colocar em seu trabalho, podem ser
recortados e colados. O trabalho deverá ser manuscrito, não será aceito
trabalho digitado.
Para aprovação faz-se necessário obter média mínima de 10 pontos em
provas/trabalhos, além de frequência de no mínimo 75% (máximo 18 faltas).
7.
Recuperação
Caso
o(a) aluno(a) não tenha obtido o mínimo de 10 pontos terá a oportunidade de
fazer uma prova de recuperação final, sem consulta, substitutiva de toda a
pontuação dada, envolvendo todo o conteúdo desenvolvido no valor de 10 pontos.
Neste. Obtendo-se 5 pontos o(a) estudante estará apto(a).
7.
Bibliografia
1. Matemática – Edição Compacta – Série Novo Ensino
Médio – Marcondes, Gentil, Sérgio – Editora Ática – Vol. único.
2. Matemática Fundamental - Giovane e Bonjorno,
Giovane Jr. – 2º Grau – Editora FTD - Vol. único
PERÍODO DE ENTREGA DO
PROJETO: 28 e
29/11 DE 2013, IMPRORROGÁVEL.
e-mail: profmauro3@gmail.com.br
8. Cronograma de Atividades
Encontros
|
Data
|
A t i v i d a d e s P r e v
i s t a s
|
2
|
1 e 2/8
|
Apresentação pessoal e do conteúdo.
|
2
|
2/8
|
Análise Combinatória – Introdução – Fatorial.
|
2
|
7, 8 e 9/8
|
Análise Combinatória – Exercícios com Fatoriais – Equações com
fatoriais.
|
2
|
7, 8 e 9/8
|
Análise Combinatória – Exercícios
|
2
|
14, 15 e 16/8
|
Análise Combinatória – Princípio Fundamental da Contagem.
|
2
|
14, 15 e 16/8
|
Análise Combinatória – Permutação Simples, Permutação com elementos
repetidos.
|
1
|
14,
15 e 16/8
|
Análise Combinatória – Anagramas – Exercícios.
|
2
|
21, 22 e 23/8
|
Análise Combinatória – Arranjo Simples e Combinação Simples
|
1
|
21, 22 e
23/8
|
Análise Combinatória – Probabilidade
|
2
|
21, 22 e
23/8
|
Análise Combinatória – Exercícios
|
2
|
21, 22 e
23/8
|
Geometria Analítica – Plano Cartesiano, Distância entre dois pontos,
e Equação Geral da Reta.
Exercícios
|
2
|
21, 22 e
23/8
|
Revisão
|
2
|
4, 5 e 6/9
|
1ª Prova – sem consulta –
no valor de 5 pontos.
|
2
|
4, 5 e 6/9
|
Correção e devolução das provas.
|
8
|
11, 12 e 13/9 e 25, 26 e 27/9
|
Números Complexos – Unidade imaginária,
Forma algébrica, Operações na forma algébrica, Igualdade, Conjugado,
Potências de i.
|
4
|
18, 19 e 20/8
|
Semana Cultural
|
10
|
2, 3, 4, 9, 10, 11, 16, 17 e 18/10
|
Polinômios e Equações Algébricas – Definição de função
polinomial, Valor numérico, Divisão de polinômios, Teorema Fundamental da
Álgebra, Teorema da Decomposição.
|
4
|
23, 24 e 25/10
|
Estudo Dirigido
|
4
|
30, 31/10 e 1/11
|
Revisão. 2ª Prova – sem
consulta – no valor de 5 pontos.
|
2
|
6 e 7/11
|
Correção e devolução das provas.
|
10
|
8, 13 e 14/11
|
Revisão.
|
6
|
22/11, 4, 5 e 6/12
|
Revisão.
|
4
|
28 e 29/11
|
Revisão e Entrega do
Projeto. Estatística.
|
8
|
11, 12 e 13/12
|
Prova de Recuperação final. Valor 10 pontos.
|
2
|
18/12
|
Conselho de Classe e entrega de resultados finais.
|