Seguidores

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Plano de Curso - 2º Semestre de 2013.

Secretaria de Estado de Educação do df – DREC - centro de ensino médio 03-eja

Planejamento de Ensino 2013

1. Identificação
Disciplina: Matemática 3 - 3º Segmento –  Período: noturno - Professor: Mauro
2. Ementa
Tem como escopo dar continuidade no desenvolvimento algébrico, analítico, raciocínio lógico e geométrico educando, para uma interpretação crítica da importância desta ciência como prática no quotidiano, assim como fundamento de outras ciências afins e do próprio ensino médio.
3. Objetivo Geral
Identificar, associar e desenvolver habilidades para solução de problemas em Análise Combinatória, Álgebra e Geometria Analítica, Números Complexos, Polinômios a partir de conceitos, princípios, cálculos e análise dos temas  propostos.
4. Objetivos Específicos
Resolver problemas práticos envolvendo agrupamentos simples dentro de Análise Combinatória;
Utilizar em situações práticas resolvendo problemas com cálculos aplicando conceitos de geometria analítica.  Resolver problemas aplicando conhecimentos sobre números complexos. Desenvolver estudo de polinômios e equações algébricas.
5. Conteúdo Programático
Análise Combinatória – Fatorial, Arranjo Simples, Permutação Simples, Permutação c/ elementos repetidos Anagramas e Combinação Simples, princípio fundamental da contagem, probabilidade.
Geometria Analítica – Plano Cartesiano, Distância entre dois pontos, Equação da Reta, Equação Reduzida e Equação Paramétrica.
Números Complexos – Unidade imaginária, Forma algébrica, Operações na forma algébrica, Igualdade, Conjugado, Potências de i, soma, subtração, multiplicação e divisão de complexos.
Polinômios e Equações Algébricas – Definição de função polinomial, Valor numérico, Divisão de polinômios, Teorema Fundamental da Álgebra, Teorema da Decomposição, Regra de Briot-Ruffini.
6. Avaliação
Duas Provas sem consulta no valor de 5 pontos cada. Total das provas 10 pontos.
Aos Estudos Dirigidos, Feira de Cultural, Avaliações Pedagógicas, Conceito e projeto serão atribuídos 10 pontos – totalizando 20 pontos. Para a aprovação faz-se necessário obter o mínimo de 10 pontos, isto é, 50% do total de 20 pontos.
Projeto - Desenvolvimento de uma pesquisa sobre Probailidade consistindo em um trabalho em que deverão constar: introdução, índice;  definição de probabilidade: Experimento Aleatório, Espaço Amostral, Probabilidade de ocorrer a união de eventos, Eventos Independentes, Probabilidade Condicional. Apresentar uma conclusão demonstrando onde encontramos aplicação da probabilidade e qual a sua importância, não serve cópia de idéia de outra pessoa. Apresente sua conclusão. Para isso é preciso ler e pesquisar. Os desenhos, caso vá colocar em seu trabalho, podem ser recortados e colados. O trabalho deverá ser manuscrito, não será aceito trabalho digitado.
Para aprovação faz-se necessário obter média mínima de 10 pontos em provas/trabalhos, além de frequência de no mínimo 75% (máximo 18 faltas).
7. Recuperação
Caso o(a) aluno(a) não tenha obtido o mínimo de 10 pontos terá a oportunidade de fazer uma prova de recuperação final, sem consulta, substitutiva de toda a pontuação dada, envolvendo todo o conteúdo desenvolvido no valor de 10 pontos. Neste. Obtendo-se 5 pontos o(a) estudante estará apto(a).
7. Bibliografia
1. Matemática – Edição Compacta – Série Novo Ensino Médio – Marcondes, Gentil, Sérgio – Editora Ática – Vol. único.
2. Matemática Fundamental - Giovane e Bonjorno, Giovane Jr.  –  2º Grau – Editora FTD - Vol. único
PERÍODO DE ENTREGA DO PROJETO:                        28 e 29/11 DE 2013, IMPRORROGÁVEL.
8. Cronograma de Atividades
Encontros
Data
A t i v i d a d e s     P r e v i s t a s
2
1 e 2/8
Apresentação pessoal e do conteúdo.
2
2/8
Análise Combinatória – Introdução – Fatorial.
2
7, 8 e 9/8
Análise Combinatória – Exercícios com Fatoriais – Equações com fatoriais.
2
7, 8 e 9/8
Análise Combinatória – Exercícios
2
14, 15 e 16/8
Análise Combinatória – Princípio Fundamental da Contagem.
2
14, 15 e 16/8
Análise Combinatória – Permutação Simples, Permutação com elementos repetidos.
1
14, 15 e 16/8
Análise Combinatória – Anagramas – Exercícios.
2
21, 22 e 23/8
Análise Combinatória – Arranjo Simples e Combinação Simples
1
21, 22 e 23/8
Análise Combinatória – Probabilidade
2
21, 22 e 23/8
Análise Combinatória – Exercícios
2
21, 22 e 23/8
Geometria Analítica – Plano Cartesiano, Distância entre dois pontos, e Equação Geral da Reta.
Exercícios
2
21, 22 e 23/8
Revisão
2
4, 5 e 6/9
1ª Prova – sem consulta – no valor de 5 pontos.
2
4, 5 e 6/9
Correção e devolução das provas.
8
11, 12 e 13/9 e 25, 26 e 27/9
Números Complexos – Unidade imaginária, Forma algébrica, Operações na forma algébrica, Igualdade, Conjugado, Potências de i.
4
18, 19 e 20/8
Semana Cultural
10
2, 3, 4, 9, 10, 11, 16, 17 e 18/10
Polinômios e Equações AlgébricasDefinição de função polinomial, Valor numérico, Divisão de polinômios, Teorema Fundamental da Álgebra, Teorema da Decomposição.
4
23, 24 e 25/10
Estudo Dirigido
4
30, 31/10 e 1/11
Revisão. 2ª Prova – sem consulta – no valor de 5 pontos.
2
6 e 7/11
Correção e devolução das provas.
10
8, 13 e 14/11
Revisão.
6
22/11, 4, 5 e 6/12
Revisão.
4
28 e 29/11
Revisão e Entrega do Projeto. Estatística.
8
11, 12 e 13/12
Prova de Recuperação final. Valor 10 pontos.
2
18/12
Conselho de Classe e entrega de resultados finais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário