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sexta-feira, 6 de março de 2015

Foto - homenagem ao mestre Euler.

Leonhard Euler (1707 - 1783)

Leonhard Paul Euler - Um físico e matemático brilhante.
 
  Leonhard Paul Euler 
(1707 - 1783)
Físico e matemático
 brilhante
   Leonhard Paul Euler foi um matemático, nascido em Basileia, França, no dia 15 de abril de 1707 e tendo falecido em São Petersburgo a 18 de setembro de 1783, vítima de um acidente vascular cerebral. Euler foi um grande matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte da sua vida na Rússia e na Alemanha.
 
   O seu pai foi o pastor calvinista Paul Euler e a mãe Marguerite Brucker, também ela filha de um pastor. Leonhard Eular teve duas tias, Anna Maria e Maria Magdalena.
 
   Pouco depois do seu nascimento, a sua família mudou-se para a cidade de Riehen, onde passou a maior parte da sua infância. Desprezando o seu prodigioso talento matemático, o seu pai decidiu que ele deveria estudar Teologia. Paul Euler era um amigo da família Bernoulli, e de Johann Bernoulli que foi um dos matemáticos mais importantes da Europa. Este foi eventualmente uma influência no pequeno Euler.
 
   A sua instrução formal adiantada começou na sua cidade natal, para onde foi mandado viver com a sua avó materna. Aos 14 anos matricula-se na Universidade de Basileia, e em 1723, recebe o grau de Mestre em Filosofia com uma dissertação onde comparava Descartes com Newton. Nesta altura, já recebia, aos sábados à tarde, lições de Johann Bernoulli, que rapidamente descobriu o seu talento para a matemática. Euler estudava teologia, grego e hebreu, pela vontade de seu pai - para mais tarde se tornar pastor. Porém Johann Bernoulli resolveu intervir e convenceu Paul Euler que o seu filho estava destinado a ser um grande matemático.
 
   Em 1726, Euler completou a sua dissertação na propagação do som, e a 1727 incorporou a competição premiada do problema da Academia de Paris, onde o problema do ano era encontrar a melhor maneira de colocar os mastros num navio. Ganhou o segundo lugar, perdendo para Pierre Bouguer, mais tarde conhecido como “o pai da arquitetura naval”.

   Euler, entretanto, ganharia esse prémio anual doze vezes.

   Em matemática e física, há um grande número de tópicos em honra de Leonhard Euler, muitos dos quais incluem a sua função própria, a equação, fórmula, identidade, número (simples ou sequência), ou outra entidade matemática. Muitas dessas entidades receberam nomes simples e ambíguos, como a função de Euler, a equação de Euler e a fórmula de Euler. O trabalho de Euler tocou tantas áreas que muitas vezes é a mais antiga referência escrita sobre uma determinada questão.
 
   Euler fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos (A teoria dos grafos é um ramo da matemática que estuda as relações entre os objetos de um determinado conjunto. Para tal são empregadas estruturas chamadas de grafos, G(V,A), onde V é um conjunto não vazio de objetos denominados vértices e A é um conjunto de pares não ordenados de V, chamado arestas.). Ele também fez muitas contribuições para a matemática moderna no campo da terminologia e notação, em especial para as análises matemáticas, como a noção de uma função matemática.
 
   Além disso ficou famoso por seus trabalhos em mecânica, ótica, e astronomia. Euler é considerado um dos mais proeminentes matemáticos do século XVIII. Uma declaração atribuída a Pierre-Simon Laplace manifestada sobre Euler na sua influência sobre a matemática: “Leiam Euler, leiam Euler, ele é o mestre de todos nós”
Euler foi um dos mais prolíficos matemáticos, calculando-se que toda a sua obra reunida poderia ocupar cerca de  60 a 80 volumes.
 
   A sua imagem foi incluída numa nota de dez francos suíços e selos postais. O asteroide 2002 Euler foi batizado em sua homenagem. 

Disponível em: http://www.explicatorium.com/biografias/Biografia_Leonhard_Paul_Euler.php

Trabalho – Resolução de Questões


Período de Entrega 17 a 19 de Junho
Orientações a serem seguidas na resolução da apostila de Matemática Comercial e Financeira disponível no Blog:
Assim que abrir o blog escreva no campo pesquisa a palavra Comercial ou Financeira
Assunto
Quantidade de Questões
Números Proporcionais
6
Médias
5
Média Aritimética Ponderada
3
Média Harmônica
2
Média Geométrica
4
Divisão em Partes Proporcionais
8
Regra de Sociedade
3
Regra de Três Simples e Composta
14
Porcentagem
11
Juros Simples
3
Montante
10
Total
69

Prezado(a) Aluno(a),
Leia o enunciado e as explicações contidas na apostila e resolva as questões propostas. (pode haver uma ou duas respostas grafadas erradas).
O trabalho deverá conter todas as 69 questões resolvidas, não é necessário copiar o enunciado, basta numerar e indicar conforme a tabela anterior.
As questões deverão ser grafadas a tinta azul ou preta. Pode-se utilizar folha de papel ofício, folha de caderno (sem as bordas), papel almaço ou qualquer outro papel.
Não serão aceitos trabalhos entregues em capa grossa, basta a folha de rosto e APENAS UM GRAMPO!
Na capa deverá conter o nome da escola, disciplina, nome do professor, título do trabalho, nome do aluno e data de conclusão (nessa ordem).
Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, sobretudo após o período, tendo em vista que eles deverão estar sendo devolvidos corrigidos na semana subsequente. Mesmo porque o trabalho está sendo solicitado com 15 semanas de antecedência.
Bons estudos.
Atenciosamente,


Prof. Mauro Cinosi

Planejamento de Ensino 1º Semestre de 2015

Secretaria de Estado de Educação do df – DREC -
centro de ensino médio 03-eja

Planejamento de Ensino 2015

1. Identificação
Disciplina: Matemática 3 - 3º Segmento –  Período: noturno - Professor: Mauro Cinosi
2. Ementa
Tem como escopo dar continuidade no desenvolvimento algébrico, analítico, raciocínio lógico e geométrico educando, para uma interpretação crítica da importância desta ciência como prática no quotidiano, assim como fundamento de outras ciências afins e do próprio ensino médio.
3. Objetivo Geral
Identificar, associar e desenvolver habilidades para solução de problemas em Análise Combinatória, Álgebra e Geometria Analítica, Números Complexos, Polinômios a partir de conceitos, princípios, cálculos e análise dos temas  propostos.
4. Objetivos Específicos
Resolver problemas práticos envolvendo agrupamentos simples dentro de Análise Combinatória.
Utilizar em situações práticas, resolver problemas com cálculos, aplicar conceitos de geometria analítica.  Resolver problemas aplicando conhecimentos sobre números complexos. Desenvolver estudo de polinômios e equações algébricas.
5. Conteúdo Programático
  1) Análise Combinatória – Fatorial, Arranjo Simples, Permutação Simples, Permutação c/ elementos repetidos Anagramas e Combinação Simples, Princípio Fundamental da Contagem.
  2) Geometria Analítica – Plano Cartesiano, Distância entre dois pontos, Alinhamento de 3 pontos. Estudo da Equação da Reta (Equação Geral da Reta, Equação Reduzida, e Equação Segmentária).
  3) Números Complexos – Unidade imaginária, Forma algébrica, Operações na forma algébrica, Igualdade, Conjugado, Soma, Subtração, Multiplicação, Divisão de Números Complexos. Potências de i.
  4) Polinômios e Equações Algébricas – Definição de função polinomial, Valor numérico, Divisão de polinômios, Teorema Fundamental da Álgebra, Teorema da Decomposição. Procedimento de Briot-Ruffini.
6. Avaliação
Duas Provas sem consulta no valor de 2 pontos cada, três Estudos Dirigidos no valor de 1 ponto cada a ser adicionado a cada prova, feira de ciências, avaliação pedagógica e projeto ao todo valor de 3 pontos – totalizando 10 pontos.
Apresentar trabalho a partir da resolução de todas as questões da apostila intitulada “Introdução ao Estudo de Matemática Comercial e Financeira” disponível em www.profmauro3.blogspot.com.
Para aprovação faz-se necessário obter média mínima de 5 pontos em provas/estudos dirigidos e ter o projeto entregue no prazo contemplando todos os pontos exigidos, além de frequência de no mínimo 75% (máximo 18 faltas).
7. Recuperação
Caso o(a) aluno(a) não tenha obtido o mínimo de 5 pontos terá a oportunidade de fazer uma prova de recuperação final, sem consulta, substitutiva de toda a pontuação dada, envolvendo todo o conteúdo desenvolvido no valor de 10 pontos. Neste. Obtendo-se 5 pontos o(a) estudante estará apto(a).
7. Bibliografia
1. Matemática – Edição Compacta – Série Novo Ensino Médio – Marcondes, Gentil, Sérgio – Editora Ática – Vol. único.
2. Matemática Fundamental - Giovane e Bonjorno, Giovane Jr.  –  2º Grau – Editora FTD - Vol. único
PERÍODO DE ENTREGA DO PROJETO: 15 a 19 de junho DE 2015, IMPRORROGÁVEL.
e-mail: profmauro3@gmail.com.br        2015
8. Cronograma de Atividades
Encontros
Data
A t i v i d a d e s     P r e v i s t a s
4
4-6/3/15
Apresentação pessoal e do conteúdo. Preparação com revisão de pré-requisitos.
2
11-13/3/15
Análise Combinatória – Introdução – Fatorial.
2
11-13/3/15
Análise Combinatória – Exercícios com Fatoriais – Equações com fatoriais.
2
18-20/3/15
Análise Combinatória – Exercícios
2
18-20/3/15
Análise Combinatória – Princípio Fundamental da Contagem.
2
25-27/3/15
Análise Combinatória – Permutação Simples, Permutação com elementos repetidos.
1
25-27/3/15
Análise Combinatória – Anagramas – Exercícios.
2
25-27/3/15
Análise Combinatória – Arranjo Simples e Combinação Simples
1
8-10/4/15
Análise Combinatória – Exercícios
4
8-10/4/15
Análise Combinatória – Exercícios
2
15-17/4/15
Revisão
2
15-17/4/15
1ª Prova – sem consulta – no valor de 2,5 pontos.
2
22-24/4/15
Correção e devolução das provas.
4
29,30/4/15
Geometria Analítica – Plano Cartesiano, Distância entre dois pontos, e Equação Geral da Reta.
2
6-8/5/15
Exercícios.
8
13-22/5/15
Números Complexos – Unidade imaginária, Forma algébrica, Operações na forma algébrica, Igualdade, Conjugado, Potências de i.
2
27-29/5/15
Exercícios.
2
27-29/5/15
2ª Prova – sem consulta – no valor de 2,5 pontos.
4
3-5/5/15
Polinômios e Equações AlgébricasDefinição de função polinomial, Valor numérico, Divisão de polinômios, Teorema Fundamental da Álgebra, Teorema da Decomposição.
4
10-12/5/15
Semana Cultural.
2
17-19/5/15
Entrega do Projeto (Trabalho).
2
17-19/5/15
Prova de Recuperação final. Valor 10 pontos.
2
24-26/5/15
Entrega de resultados finais.



quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Porque eu preciso estudar Matemática?

Porque eu preciso estudar Matemática?

Nós precisamos da Matemática para praticamente tudo o que fazemos, desde calcular quanto arroz precisamos preparar para o almoço até planejar como será gasto nosso salário ou mesada. Ou seja: saber Matemática é essencial para se viver em sociedade. 

fotomatematica“Porque a matemática existe?”; “Para que serve?”; “Porque eu preciso estudar matemática?”.
São perguntas frequentes feitas pelas pessoas que insistem em saber, enfim, a finalidade da matemática. Como podemos ver, a matemática está presente cada vez mais no nosso dia a dia, aparece no nosso cotidiano de uma forma extraordinária e cada vez mais rápida e renovadora… O que seria de nós sem ela? Se pararmos para observar, a matemática é tão fundamental as nossas vidas como o português, assim como precisamos da lingüística para falar nosso idioma, necessitou dos números e seus derivados! Façamos um teste! Passe no mínimo 10 minutos do seu cotidiano e tente ficar esse tempo sem envolver nada que relacione números. Impossível. Até no momento da cronometragem do tempo, necessitamos dos números. Faça outro pequeno teste e veja quantas vezes a matemática aparece no seu dia a dia, seja no trabalho, seja em casa, seja na escola, curso ou faculdade, seja num clube ou shopping, num cinema, no computador, no diálogo com seu grupo de amigos, entre outros. Veja e confirme se em tudo isso ela marca sua presença. Se ficarmos atentos a tudo que acontece ao nosso redor, iremos ver que a matemática não se trata apenas de uma simples diversão ou de uma simples aula chata na escola, mas sim, de um conteúdo bastante importante que faz parte de nossas vidas e que carregaremos pelo resto da vida!
Durante várias décadas, o ensino da matemática e a matemática como ciência foram vistos como imutáveis, prontos, acabados. O ensino resumia-se em transmissão do conhecimento previamente adquirido pelo professor, detentor de toda sabedoria, e memorização por parte dos aprendizes daquilo que lhes era passado e que, posteriormente, seria cobrado numa avaliação metódica e de caráter quantitativo, visando verificar a capacidade de reproduzir tudo o que lhe fora transmitido, fazendo uso dos algoritmos e fórmulas que memorizaram sem poder questionar a verdadeira utilização das mesmas.
Com o avanço das novas tecnologias, a informação acessível em qualquer lugar e, principalmente, a necessidade de se repensar o papel da matemática nos dias atuais, essa visão de uma ciência imutável começa a mudar. O medo e o desgosto, por parte dos alunos, em relação à matemática estavam ficando nítido. O saber matemático era privilégio de poucos que tinham uma predisposição pela disciplina. O que dizer então das comunidades mais afastadas, marginalizadas e até mesmo da classe trabalhadora? A matemática era vista como a vilã de todas as disciplinas, causa maior da reprovação.
Esse aspecto precisava ser mudado. De qual forma? A matemática precisa ser uma ciência viva, dinâmica e, principalmente, significativa. É preciso despertar nos alunos o seu lado questionador, crítico, investigativo, assim como todo cientista age. Em seguida mostrar que a matemática está presente em nossas vidas desde o momento em que acordamos e que suas experiências anteriores, mesmo fora de sala, são de fundamental importância para o desenvolvimento da matemática como ciência. Sobre isso, Ubiratan D’Ambrosio destaca no Programa Etnomatemática: “O Programa Etnomatemática tem importantes implicações pedagógicas. Educação é, em geral, um exercício de criatividade. Muito mais que transmitir ao aprendente teorias e conceitos feitos, para que ele as memorize e repita quando solicitado em exames e testes, a educação deve fornecer ao aprendente os instrumentos comunicativos, analíticos e tecnológicos necessários para sua sobrevivência e transcendência. Esses instrumentos só farão sentido se referidos à cultura do aprendente ou explicitados como tendo sido adquiridos de outra cultura e inseridos num discurso crítico. O Programa Etnomatemática destaca a dinâmica e a crítica dessa aquisição.”
A matemática precisa ser vista como uma ciência viva, útil à sociedade, significativa e prazerosa, deixando de ser um privilégio de poucos.
A importância da Matemática em Nossas vidas
Ao longo dos séculos, a matemática vem sendo cada vez mais importe em nossas vidas, ela está presente em todo lugar, com ela conseguimos obter várias conquistas, como o grande trunfo do homem ir ao espaço, pois sem a matemática isso nunca teria acontecido. Ha várias formas de interpretar a matemática, teatro e musicas são umas delas. A matemática está presente em cada um de nós, esperando o momento certo de sair, todos nós somos capazes, só precisamos acreditar em nós mesmo, seguir em frete e mostrar nosso talento, portanto, inspire-se e procure a matemática que está presente em você e mostre a todos que você, como Tales de Mileto em 575 a.C. usou a geometria para resolver cálculos como à altura de uma pirâmide, Pitágoras, que foi o primeiro a mencionar a palavra “matemática” em 530 a.C. e ele provou que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa H²=C²+C², Galileu que até hoje é considerado um dos maiores matemáticos do mundo, foi dele o invento do compasso, e outros mais, mostre que você é capaz, talvez não faça história, mas com certeza terá uma grande experiência de vida.
Porque tantos números e letras?
Não culpemos nossos professores de matemática, por tantos números, letras, tantos cálculos. E sim culpemos os grandes  matemáticos Tales com seu teorema, com o seu raciocínio lógico. E o teorema de Pitágoras!? – “Em qualquer triângulo retângulo, a área do quadrado cujo lado é a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados cujos lados são os catetos.” E culpemos tantos outros Matemáticos, por nós ajudar a crescer na vida, por nós dar a oportunidade de passarmos em um vestibular com a maior nota em matemática.
A matemática nos acompanha desde 1° serie do ensino fundamental, aliás, desde bem antes disso. A matemática está presente quando nossos pais nos ensinam a falar quantos anos temos contando nos dedos.
Nossas vidas são feitas de matemática. Por mais que nossos professores sejam chatos insuportáveis que peguem no nosso, que nos dêem  notas baixas mesmo agente se comportando, esse é o trabalho deles passar para nós o que foi passado para eles, para que possamos guarda o que aprendemos, e colocar em pratica em nossas vidas, e passar para frente.
Lógico, não somos como os grandes matemáticos, mas devemos seguir sua matemática, lógico não é necessário que fiquemos loucos e queiramos fazer historia, pois afinal já temos exemplos matemáticos de mais.
Por que a matemática é importante e esta presente na vida das pessoas
Sem matemática … ninguém anda
“Os meios de transportes estão, a cada dia, mais presente em nossas vidas”. Neste primeiro tema elas mostram-nos o grão é importante a matemática no desenvolvimento de um povo. Primeiro vem à construção de meios de locomoção utilizados pelo homem, depois organizar esses meios de transporte, sem os conhecimentos matemáticos isso fica quase impossível acontecer.
Vamos a um exemplo:
Uma empresa de transporte possui um veículo de carga cuja capacidade de carga é de 12.200 kg. Supondo que a carga a ser transportada por mês é de 15.250 cxs de 0,02 toneladas cada. E que o caminhão não ultrapasse a jornada diária de trabalho. Cada viagem para entrega (ida e volta) são necessárias 2h e 40min.  Quantos dias seriam necessários para fazer a entrega total?
Resolução:
Carga a ser transportada: 12.250 cxs x 0,02 = 245 ton ou 245.000 kg.
Número de viagens necessárias: então temos: 245.000 kg / 12.200 kg = 20 viagens
Agora vamos calcular  quantas viagens podem ser feitas por dia.
Se uma viagem leva 2h40 min, quantas podem ser feitas em 8 horas?
Convertendo 2h40min temos: 40/60 = 0,6 h + 2h
Então, o tempo de cada viagem seria 2,6 h.
Então temos: 8/ 2,6 = 3 viagens (entregas) podem ser feitas por dia.
E, quantos dias para fazer a entrega total?
Ora, se são necessárias 20 viagens para entregar tudo e podem ser feitas 3 entregas por dia logo:  20 / 3 = 6 dias.
Poderia mencionar aqui vários exemplos para cada tópico a seguir, porém, o intuito deste artigo não é de resolução de problemas, mas sim de fazer uma abordagem da importância da matemática em nossa vida.
Sem matemática … ficamos no escuro
“Em casa, nas escolas, no trabalho, todos precisamos de energia elétrica”. Mais uma vez a matemática tem o seu papel importante na organização e distribuição da energia elétrica, custo benefício, sem o uso da eletricidade hoje é impossível para o crescimento e desenvolvimento de uma nação.
Sem matemática … ninguém vive
“O estudo do comportamento das endemias e da evolução de inúmeras doenças, como degenerativas, é dependente da matemática”. A importância da matemática no auxilio de outras ciências como a medicina, a genética, a biologia, a farmacologia entre outras, através do uso da estática um dos ramos da matemática.
Sem matemática … não saímos do lugar
“O homem teve de levar os seus olhos até as profundezas do espaço para obter estas imagens. Não teria como fazê-lo sem a matemática.” Em um primeiro momento, parece que o autor volta a escrever sobre o mesmo tema já citado anteriormente, como o titulo de que “sem matemática ninguém anda.” Porém, esta relacionada com os grandes avanços dessa ciência como a conquista do homem ao espaço e o desenvolvimento das novas tecnologias, como os grandes satélites que revolucionou a comunicação e o uso da imagem.
Sem matemática … ninguém come
“Pode parecer estranho temperar comida com números mas, ao contrário do que se possa pensar, a matemática está presente no dia-a-dia do campo.” A utilização da matemática na produção de alimentos e aprimoramento de novas tecnologias, como instrumentos usados no campo, o uso da irrigação, melhoramento de sementes, entre outros, como custo benefício, de determinadas técnicas usada para aumentar a produção no campo. Tudo isso tem haver com os conhecimentos matemáticos. São estudos desse tipo que leva ao governo a tomar novas medidas no campo, através do Ministério da Agricultura, onde investir mais, e melhor usando o conhecimento de novas tecnologias usadas.
Sem matemática … ninguém fala
O último tópico ele faz referência as grandes descobertas que revolucionou todo o mundo, que são os meios de comunicação em massa, como o telefone, a internet. Vejamos o que dizem as estudantes de matemática Fernandes e Kelven:
O surgimento da internet e dos novos meios de telecomunicações constitui, sem dúvida, a grande revolução tecnológica da virada do milênio e vai mudar a vida de todos nós. Através dos computadores, todo planeta até agora permanentemente ligado e tocando informações. Por trás dessa revolução, a Matemática teve, e continua tendo, um papel crucial.
Matemáticos foram fundamentais para a invenção e para o desenvolvimento do computador e do telefone celular. A instalação das redes de comunicação e a administração do enorme fluxo de informações que elas transportam evolvem problemas matemáticas da maior da maior relevância maior da maior  relevância. Por isso, matemáticos estão ajudando a desenvolver o software que faz a internet e a telefonia celular funcionaram.
O homem utiliza a Modelagem Matemática para modelar e resolver situações matemáticas do dia a dia.
A modelagem matemática está presente na vida do homem desde os tempos remotos, ao utilizar conhecimentos matemáticos para modelar e resolver situações problemáticas com as quais se deparava. Quando esses conhecimentos se mostravam insuficientes, a busca de novos objetos e/ou relações matemáticas fazia-se necessário (Costa e Ghedin, 2007). Eis alguns modelos importantes criados pelo homem: a roda inventada pelos sumérios no ano 3000 a.C.; o modelo criado por Eratóstenes (276-196 a.C) para calcular a circunferência da Terra e os modelos criados por Galileu Galilei (1564-1642) para a queda dos corpos e para o movimento parabólico dos projéteis.
Mas, apesar das evidências de que a Matemática foi e ainda é desenvolvida a partir das necessidades humanas, no processo educativo predomina uma postura formal assumida por grande parte dos educadores, onde o conhecimento matemático é aceito somente dentro do terreno da Matemática, não interessando questões como “para que serve isso?”. Mas, essa orientação formalista vem sendo questionada.
A falta de integração entre as posturas formal e aplicada frente à Matemática é ressaltada por D’Ambrósio (1999a: 01) ao considerar que “o problema maior do ensino de ciências e matemática é o fato das mesmas serem apresentadas de forma Desinteressante, Obsoleta e Inútil, e isso DÓI para o jovem”. Uma discussão a ser levantada aqui é que a postura epistemológica do professor que apresenta algumas visões distorcidas da ciência pode influenciar na carência de propostas metodológicas que privilegiem o desenvolvimento da criatividade e das capacidades cognitivas.
O papel dos professores, embora esteja sendo amplamente discuti do, continua, na maioria das vezes, sendo o de transmissor de conteúdos, o que na maioria das vezes resulta na formação de alunos passivos. Assim torna-se mais difícil garantir a participação dos estudantes na transformação da sociedade, como futuros cidadãos.
Através da Modelagem Matemática acredito que possam os desenvolver a criatividade e uma postura crítica em nossos alunos, vislumbrando a possibilidade de mudar sua realidade, e de sua participação nas diversas transformações que a humanidade está vivendo.
Valdivino AlvesValdivino Alves é Pedagogo, Psicopedagogo, Matemático, Contador, Consultor Tributário, Professor e Escritor. Autor de projetos e livros na área de educação, pesquisador em comportamento da aprendizagem e desenvolvimento da inteligência. Possui graduação em Pedagogia, Matemática, Ciências Contábeis e Direito. Pós-graduado em Educação Matemática Comparada, Pós-graduado em Piscopedagogia Clínica e Institucional e Mestrado em Psicologia Organizacional. Escreve sobre, educação, comportamento e Direito. 
Site: www.valdivinoalves.com.br E-mail: prof.valdivinoalves@bol.com.br

Porque é importante aprender Matemática

Porque é importante aprender Matemática
Viver e Saber
Porque matemática prepara o homem para a vida como nenhuma outra disciplina pode fazer. Ela é a ciência que fornece o melhor instrumental para qualquer profissional ser bem sucedido em sua carreira.

Uma frase atribuída a Napoleão Bonaparte diz que “O progresso de um povo depende , exclusivamente, do desenvolvimento da matemática”.
A frase é perfeita, pois ela gera segurança naqueles que a dominam. Estes serão bem sucedidos na vida. Dificilmente se encontrará uma pessoa de sucesso que não domine esta matéria. A razão é simples pois ela é a base de todas as ciências e de todas as artes.
As escolas precisam refletir sobre o ensino da matemática, afastando a idéia de que é difícil e impossível para muitos. Nada é impossível na vida e todos podem aprender, desde que se entenda a dificuldade de cada um. Esta será vencida com dedicação e paciência para entender a dificuldade e eliminá-la.
Este objetivo será atingido na medida em que tenham professores capazes, com sensibilidade, não só para repassar conhecimentos, mas para criar um clima favorável e de reciprocidade com o aluno. Não se ensina com mão de ferro e sim com carinho.
Os professores precisam ter mais tempo, nas escolas para dar a atenção que cada aluno merece e precisa. Só assim as dificuldades serão vencidas. O insucesso nas provas não deve ser atribuído somente aos alunos, como é praxe, mas também e principalmente ao professor que não conseguiu fazê-lo entender. A indústria das aulas particulares é outro sinal do quanto os professores de matemática estão falhando.
Os pais colocam os filhos no colégio, pagam valores significativos e precisam buscar a ajuda de um professor particular para evitar que seus filhos percam um ano. Isto não está certo, pois a missão das escolas é despertar e induzir ao conhecimento. Se isto não está acontecendo é preciso responsabilizar que tem a missão de ensinar.
É preciso não esquecer que a matemática, nos fornece o conhecimento necessário para resolver problemas, para dominar os números, que estão presentes em tudo na vida. Também desenvolve o raciocínio e aguça a inteligência. Por tudo isso é preciso dedicar mais tempo nas escolas para preparar melhor os professores, responsáveis diretos pelo entendimento que os alunos precisam ter, dos conhecimentos que ministram
Agindo assim, as dificuldades diminuirão até atingir um ponto de excelência, onde avaliar o aluno numa prova, não seja mais importante do que ter a certeza de que o conhecimento foi captado. Isto sim será importante e útil para a vida de qualquer aluno, que espera e deseja ter uma grande oportunidade na vida profissional.
Eliminar as dificuldades que intranquilizam, principalmente pais e alunos é uma recomendação do projeto LIFEE e um alerta para as escolas que desejam formar profissionais competentes para os desafios do futuro.


10 profissões recentes e essenciais ao mercado de trabalho

http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/10-profissoes-recentes-e-essenciais-ao-mercado-de-trabalho/