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quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Planejamento de Ensino 2016 - 2º Semestre

Secretaria de Estado de Educação do df – DREC - centro de ensino médio 03-eja

Planejamento de Ensino 2016

1. Identificação
Disciplina: Matemática 3 - 3º Segmento –  Período: noturno - Professor: Mauro Cinosi
2. Ementa
Tem como escopo dar continuidade no desenvolvimento algébrico, analítico, raciocínio lógico e geométrico educando, para uma interpretação crítica da importância desta ciência como prática no quotidiano, assim como fundamento de outras ciências afins e do próprio ensino médio.
3. Objetivo Geral
Identificar, associar e desenvolver habilidades para solução de problemas em Análise Combinatória, Álgebra e Geometria Analítica, Números Complexos, Polinômios a partir de conceitos, princípios, cálculos e análise dos temas  propostos.
4. Objetivos Específicos
Resolver problemas práticos envolvendo agrupamentos simples dentro de Análise Combinatória.
Utilizar em situações práticas, resolver problemas com cálculos, aplicar conceitos de geometria analítica.  Resolver problemas aplicando conhecimentos sobre números complexos. Desenvolver estudo de polinômios e equações algébricas.
5. Conteúdo Programático
O conteúdo será desenvolvido em dois blocos simultaneamente: Matemática e Álgebra
Bloco 1 - Álgebra
 1) Análise Combinatória – Fatorial, Arranjo Simples, Permutação Simples, Permutação c/ elementos repetidos Anagramas e Combinação Simples, Princípio Fundamental da Contagem.
2) Números Complexos – Unidade imaginária, Forma algébrica, Operações na forma algébrica, Igualdade, Conjugado, Soma, Subtração, Multiplicação, Divisão de Números Complexos. Potências de i.
Bloco 2  - Matemática
3) Geometria Analítica – Plano Cartesiano, Distância entre dois pontos, Alinhamento de 3 pontos. Estudo da Equação da Reta (Equação Geral da Reta, Equação Reduzida, e Equação Segmentária).
 4) Polinômios e Equações Algébricas – Definição de função polinomial, Valor numérico, Divisão de polinômios, Teorema Fundamental da Álgebra, Teorema da Decomposição. Procedimento de Briot-Ruffini.
6. Avaliação
Duas Provas sem consulta no valor de 2,5 pontos cada, 4 Estudos Dirigidos no valor de 1 ponto cada a ser adicionado a cada prova, Semana Cultural 1 ponto – totalizando 10 pontos.
Para aprovação faz-se necessário obter média mínima de 5 pontos, além de frequência de no mínimo 75% (máximo 18 faltas).
7. Recuperação
Caso o(a) aluno(a) não tenha obtido o mínimo de 5 pontos terá a oportunidade de fazer uma prova de recuperação final, sem consulta, substitutiva de toda a pontuação dada, envolvendo todo o conteúdo desenvolvido no valor de 10 pontos. Neste. Obtendo-se 5 pontos o(a) estudante estará apto(a).
7. Bibliografia
1. Matemática – Edição Compacta – Série Novo Ensino Médio – Marcondes, Gentil, Sérgio – Editora Ática – Vol. único.
2. Matemática Fundamental - Giovane e Bonjorno, Giovane Jr.  –  2º Grau – Editora FTD - Vol. único

e-mail: profmauro3@gmail.com.br        2016

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